domingo, 30 de outubro de 2011

Livros que merecem ser lidos...




A análise da sociedade portuguesa não pode dispensar nem a imaginação teórica contextualizada pela nossa história, nem a actualização científica à luz dos critérios internacionais. A perspectiva transdisciplinar, sempre difícil, é privilegiada.
Poder-se-ía dizer das classes o que alguém disse das bruxas:" Nunca vi nenhuma, mas que as há, há..." Efectivamente, o que é observável no terreno da acção social são processos de luta envolvendo actores concretos, como sindicatos, movimentos sociais, greves, protestos populares, etc., os quais, de um modo geral, não coincidem com a classe social. Elísio Estanque apresenta-nos um trabalho dividido em oito capítulos de grande importância, que começa com a síntese do modelo teórico utilizado e a apresentação das hipóteses e procedimentos metodológicos e conclui com os resultados sobre as práticas, atitudes e representações de classe.
Livro publicado em 1997, pela Edições Afrontamento, da autoria de Elísio Estanque e José Manuel Mendes, tem 265 páginas, e pertence ao "Centro de Estudos Sociais".



Classes e Desigualdades Sociais em Portugal
Um Estudo Comparativo


Í N D I C E

Prefácio

Agardecimentos

Introdução

Capítulo 1
O Modelo Teórico de Erik Olin Wright
1. Os antecedentes e a evolução teórica
2. Reactualização e síntese conceptual
3. As articulações micro/macro
4. Breve apresentação do Projecto Internacional

Capítulo 2
Hipóteses de Trabalho e Metodologia
1. A análise das classes sociais em Portugal
2. Hipóteses de partida sobre a sociedade portuguesa
3. Vantagens e limites da metodologia quantitativa
4. Critérios gerais de construção das variáveis
5. Critérios de elaboração da amostra nacional
6. Aplicação do questionário

Capítulo 3
Breve Caracterização da Amostra
1. Níveis etários e distribuição por sexo
2. Níveis de instrução e distribuição por sexo
3. Sectores da actividade

Capítulo 4
A Estrutura das Localizações de Classe em Portugal
1. Construção dos indicadores
2. Distribuição geral das localizações de classe
3. Nota sobre a estrutura regional das classes
4. A estrutura das localizações segundo o sexo, a idade e níveis de instrução
5. Composição e grau de homogeneidade de classe das famílias
6. Estado e dimensão das empresas
7. Vínculos com a pequena burguesia
8. Níveis de rendimento
Conclusão

Capítulo 5
Mobilidade Social e Permeabilidade das Fronteiras de Classe
1. Breve contextualização
2. Mobilidade social e modelos de análise
3. A mobilidade estrutural
4. A mobilidade intergeracional
5. Permeabilidade das fronteiras de classe no agregado familiar
6. Permeabilidade das fronteiras de classe nas redes de amizade
Conclusão

Capítulo 6
Desigualdade Sexual no Local de Trabalho
1. Modelo de análise
2. Análise comparativa da autoridade segundo o sexo
3. Discussão dos resultados
Conclusão

Capítulo 7
Estruturas de Classe e Consciência de Classe
1. Sobre o conceito de consciência de classe
2. A operacionalização dos indicadores da consciência de classe
3. Grau de identificação com as posições pró-classe operária
4. A tipologia da consciência de classe
5. Análise da determinação da consciência de classe
6. Temporalidades, consciência de classe e identificação de classe
7. Consciência e interesses de classe
Conclusão

Capítulo 8
Práticas e Representações de Classe
1. Classe subjectiva e atitudes políticas
2. Atitudes face ao Estado, problemas sociais e desigualdades sociais
3. Experiências de associativismo e participação em protestos
4. Consumos e práticas de lazer
Conclusão

Conclusão Geral

Bibliografia

Anexo - Questionário

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